jornada
“O plano de cargos e salários é uma ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse plano tem como objetivo alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais. (SILVA, 2002)”.
Dentro deste contexto percebe-se que um plano de cargos e salários bem estruturado é muito importante para alcançar uma boa contratação de empregado, onde é possível estabelecer uma política salarial eficaz que permitirá a promoção profissional dos colaboradores de acordo com suas capacidades e desempenhos, além de auxiliar o desenvolvimento de um plano de carreira dentro da organização, estabelecendo uma ideia do equilíbrio interno e externo, mostrando oportunidades de trabalhos a partir do envolvimento e crescimento na empresa que acarretará na promoção profissional do empregado e no lucro do empregador, pois quanto mais eficientes forem os funcionários de uma empresa mais rentabilidade esta obterá.
“É corriqueiro encontrar uma distorção entre a descrição dos cargos e a função exercida pelos membros da organização. Isso ocorre devido à ausência de uma análise detalhada das funções. Para que isso não ocorra, a descrição dos cargos deve ser feita de forma bem pontual, baseando-se nas reais funções dos funcionários. (RODRIGUES, 2006).”
As empresas muitas vezes adotam conceitos e ações nas quais as mesmas consideram uma teoria que só da respeito as atividades que o colaboradores executa, esquecendo assim de considerar os resultados atingidos pelo ocupantes, o que desencadeia uma grande desmotivação por parte do empregado, pois muitas empresas são possuidoras de planos que não contemplam o interesse coletivo , além de serem inflexíveis com os colaboradores, independente do tempo de serviço ou dos esforços utilizados para desempenhar bem o seu papel na