jornada de junho 2013 no brasil
O governo aumentou o preço da passagem de ônibus que foi e dividido em diferentes regiões do país.
- se inicio uma manifestação em todo o país protestando contra o aumento na tarifa de transporte público.
- brasileiros estavam nas ruas protestando não apenas pela redução das tarifas e a violência policial, mas também por uma grande variedade de temas como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral.
= A pessoas estavam nas ruas protestando não apenas pelo aumento das tarifas, mas sim também pela violência policial, por gastos públicos em grandes eventos esportivos, uma má qualidade dos serviços públicos , e revolta com a corrupção política no geral.
Causas;
= Gastos públicos, como obras e reformas de estádios para a Copa de 2014 no país.
= A população se revoltou e começaram uma rebelião começando um vandalismo, queimando ônibus durante a rebelião que gerou mais prejuízos para a nossa cidade.
- A população se revoltou e começaram uma insubordinação começando um vandalismo, queimando ônibus que gerou mais prejuízos para a nossa cidade.
Resultados;
= Diminuirão os preços da passagem de ônibus.
= Os movimentos sociais aproveitaram o histórico de lutas e reforçaram mais a demandas antigas sobre os gastos da copa.
= Dia 8 de outubro, as pessoas das ruas amanheceram como se houvesse ocorrido uma batalha. Monumentos tinham sido manchados, transportes tinham sido queimados, instituição bancaria danificada, iniciaram protestos chamado a atenção para a tática dos “Black blocs”.
= Um ano depois dos protestos que levaram mais de 1,2 milhão de pessoas às ruas de pelo menos 100 cidades brasileiras, que ficaram conhecidos como “jornadas de junho”,
-Depois de um ano dos protestos, o governo levou mais de 1,2 milhão de pessoas para as ruas de pelo menos 100 cidade brasileiras, a multidão ficou conhecida como “jornada de junho”.