Jorn Utzon
Utzon tornou-se conhecido pelo projeto do Sydney Opera House, na Austrália. Na ocasião de sua morte, a Sydney Opera House, onde foi declarada Patrimônio Mundial conquistando o Prêmio Pritzker no ano de 2003.
"Ela representa, por si só, como uma das obras-primas incontestáveis da criatividade humana, não apenas no século 20, mas na história da humanidade."
Relatório de peritos de avaliação para a Património Mundial da UNESCO Comitê de 2007
"Para mim é uma grande alegria saber o quanto o edifício é amado, por australianos em geral, e de Sidney, em particular"
Jørn Utzon
Embora o arquiteto dinamarquês seja mais conhecido por sua Ópera de Sydney, e realmente esta tenha sido seu projeto mais importante, um olhar sobre suas outras obras, desde os anos cinqüenta e mesmo já nos anos setenta, revelará sempre qualidades comparáveis à sua obra prima.
Jørn Utzon nasceu em abril 9,1918 em Copenhague. Ele cresceu na cidade de Aalborg, onde seu pai era um arquiteto e engenheiro naval e diretor do estaleiro local. Um marinheiro, Utzon originalmente destinado a seguir seu pai como engenheiro naval, mas optou por estudar arquitetura na Royal Copenhagen Academia de Artes. Ele recebeu seu diploma de Arquitetura da Academia Real de Belas Artes, Copenhaga. Na graduação, em 1942, ele trabalhou na Suécia até o final da II Guerra Mundial. Ele foi influenciado por Gunnar Asplund e posterior Alvar Aalto, com quem trabalhou na Finlândia por um curto período após a guerra. Em 1949 ele recebeu uma bolsa que lhe permitiu e Lis sua esposa para viajar nos EUA e no México, entrando em contato com alguns dos arquitetos mais influentes de sua época, como a escola de Frank Lloyd Wright em Taliesin, Mies van der Rohe, Ray e Charles Eames, Richard Neutra e outros. Ele também estava em Paris encontro com Le Corbusier e do escultor