Joias !
Nas definitivas palavras de Lênin, “a causa da Comuna é a causa da revolução social, é a causa da completa emancipação política e econômica dos trabalhadores, é a causa do proletariado mundial. E neste sentido é imortal”.As causas imediatas da revolução foram a crise no II império e na política capitulacionista, anti-republicana e antipopular do Governo de Defesa Nacional e do governo de Thiers.
No ano de 1870, houve a guerra franco-prussiana, na qual a França foi derrotada pela Alemanha, que ainda não era um estado formado, era composta em estados autônomos : Saxônia, Baviera, Hanôver, Baden, Turíngia, Renânia, Westfália, entre outros, enfatizando o forte estado da Prússia.Na França, a derrota sofrida significou um crise no regime imperial. A derrota francesa na guerra envergonhou os franceses, e o acordo de armistício (processo de rendição da França entregando a maior parte de seu exército permanente bem como suas armas ) humilhou o país.
Com isso, foi proclamada a Terceira República Francesa autenticando um governo provisório de defesa nacional para o qual Louis Adolphe Thiers foi eleito presidente. Diante da aversão popular, Thiers transferiu o governo francês de Paris para Versalhes e estabeleceu o desarmamento da Guarda Nacional, pois ela pertencia ao Estado. O governo passou a provocar e humilhar Paris, com inclusão da classe média, o que somou os descontentamentos. A difamação da Guarda Nacional e dos operários era frequente, afirmarmando que estes roubaram as armas do Estado e estavam