O iluminismo
O que é?
É uma atitude geral de pensamento e ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo muito melhor.
Filosofia da Ilustração ou Iluminismo
O iluminismo foi um movimento Intelectual que surgiu na Europa, durante o século XVIII, este movimento defendia o uso da RAZÃO (luz) contra o antigo regime (treva) e pregava maior liberdade econômica e política.
A origem do Iluminismo Já se encontrava no século XVII nos trabalhos de Rene Descartes, que lançou as bases do racionalismo como a única fonte de conhecimento. Acreditava numa verdade absoluta que consistia em questionar todas as teorias ou ideias pré-existente. Sua teoria passou a ser resumida na frase: “Penso logo existo”
Foi um movimento que teve seu ponto de partida na duvida e na insatisfação, que eram constantes na Europa durante as duas últimas décadas do século XVIII. Foi na França onde o movimento teve maior expressão e os limites feudais chocavam-se com o desenvolvimento do capitalismo emergente.
O iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses em comum.
Os vários aspectos em relação às críticas do movimento antigo:
Mercantilismo;
Absolutismo;
Poder da Igreja e as verdades reveladas pela fé;
Pensadores Iluministas:
Os pensadores iluministas, chamado indistintamente de FILOSOFOS, provocaram uma verdadeira evolução intelectual na historia do pensamento moderno. Inimigos da intolerância, esses pensadores defendiam acima de tudo a LIBERDADE.
Eram partidários da ideia de progresso e procuravam uma explicação racional para tudo.
Os principais pensadores do período foram:
David Hume;
François Marie Arouet conhecido com Voltaire;
Jean le Rond d’Alembert;
Denis Diderot;
Jean-Jacques Rousseau;
Immanuel Kant;
David Hume:
David Hume nasceu em 1711 e faleceu em 1776.
Entre 1724 e 1726, Hume estudou Direito na Universidade de Edimburgo.
Como não gostava do curso aprofundou seus estudos em