John Locke
O jusnaturalismo e o contratualismo liberal de John Locke
A partir da leitura dos textos sobre Thomas Hobbes e John Locke responda ao que se pede:
II – Analise os elementos abaixo listados de acordo com John Locke:
1. O estado natural: características e aspecto teórico
2. O direito natural
3. O estado social
4. O contrato social: sujeitos, etapas e finalidade
5. O Estado: função, organização e características
6. A violação do pacto e sanção correspondente
II – Produza um quadro comparativo entre os elementos da questão anterior com aqueles presentes na análise de Thomas Hobbes.
OBS:
1. A atividade deve ser entregue digitada.
2. Não serão aceitas atividades fora do prazo.
RESPOSTAS
1. O estado natural - Características: Segundo John Locke, no estado de natureza os homens são livres, iguais e independentes, não devendo ultrapassar da sua liberdade prejudicando os outros, pois se ele ultrapassar essa liberdade, estará transgredindo a lei natural que é a razão que ensina todos os homens a serem iguais e que nenhum dos indivíduos deve prejudicar outra pessoa.
Aspecto Teórico: John Locke afirma ser a existência do indivíduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Em sua concepção individualista, os homens viviam originalmente num estágio pré-social e pré-político caracterizado pela liberdade e igualdade, denominado estado de natureza.
02. O direito natural: Para Locke o direito natural é a propriedade, a vida, a liberdade e os bens do ser humano. Cada homem tem uma “propriedade” em sua própria “pessoa”; a esta ninguém tem qualquer direito, senão ele mesmo. No estado natural os homens já eram dotados de razão e com ela desfrutavam desse direito.
03. O estado social: Esta é formada por um corpo político único, dotado de legislação, de judicatura e da força concentrada da comunidade. No estado civil os direitos naturais estão bem mais protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo