Jogos
NOME DO JOGO: Pessoa para Pessoa
DESENVOLVIMENTO: Inicia-se incentivando as pessoas a caminhar livre e criativamente pelo ambiente. Exemplos: andar com passo de gigante; de formiguinha; andar como se o chão tivesse pegando fogo; com um tique nervoso etc. Depois de alguns minutos, fala-se em voz bem alta, 2 partes do corpo mão na testa; dedo no nariz; orelha com orelha; cotovelo na barriga etc. A este estímulo, todos deverão formar uma dupla e tocar, um no outro, as partes faladas pelo Focalizador, o mais rápido possível! Por exemplo: “Mão na testa” Cada pessoa deverá encontrar um par e tocar sua mão na testa do outro e vice-versa. Quando todos estiverem em duplas e tocando as partes faladas, o
Focalizador reinicia o processo, propondo a caminha livre e criativa. Após 2 ou 3 dessas combinações o Focalizador pode dizer em voz alta o nome do jogo: “Pessoa pra pessoa”.
Nesse momento, todos inclusive o Focalizador devem formar uma nova dupla e dar as mãos um ao outro, para garantir o encontro. Com a entrada do Focalizador diretamente no Jogo, haverá um desequilíbrio numérico: alguém irá ficar sem par. “E o que a gente faz com quem sobra? Diferente dos Jogos convencionais, aquele que sobra não será castigado, nem excluído. Quem sobrou virá Focalizador e reiniciara o Jogo servindo ao grupo, ao invés de ser servido por ele.
VARIAÇÕES: Na medida em que as crianças estejam atentas ao comando do Focalizador, é possível inverter o estímulo, solicitando para que façam determinadas coisas. Exemplo: “uma centopeia, propor contatos em trios, quartetos ou em grupos maiores.
RECURSOS MATERIAS: Quadra ou espaço com área suficiente para as diferentes formas de locomoção propostas.
JOGO SEMI COOPERATIVO
NOME DO JOGO: Handebol
DESENVOLVIMENTO: Os alunos dispostos em duas equipes. Antes que se inicie o jogo cada equipe formará um círculo e deverá passar a bola aleatoriamente até que se decore a sequência dos