Gestão Tec. II
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Gestão Tecnológica II, do curso de Engenharia Civil.
PALMAS 2014
Resolução da Lista de Exercícios
01. Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de oportunidade fossem constantes?
A CCP - Curva (ou Fronteira) de Possibilidade de Produção ou Curva de Transformação: Mostra as várias combinações de produtos (BeS) que a economia pode produzir, dados os fatores de produção e a tecnologia. Por isso a curva de possibilidades é descendente, onde para produzir mais o produto A, tenho que diminuir a produção de B, e vice versa, isso vai depender do custo de oportunidade, que é conceituado como o que é necessário abrirmos mãos para produzir outro bem. Se o custo de oportunidade for sempre constante, a curva de possibilidades de produção passaria a ser uma reta.
02. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
A Função demanda relaciona a quantidade demandada de um bem, a intenção de comprar um determinado produto, com o preço do mesmo. Em geral, a quantidade demandada aumenta quando o preço diminui e diminui quando o preço aumenta, essa regra só tem exceção para os bens de Giffen.Graficamente, a função demanda é representadapor uma reta decrescente.
Demanda: é a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão dispostos a comprar, em um intervalo espacial, independente dos preços. Representando apenas o desejo, intenção de comprar.
Quantidade demandada: é um ponto específico na curva de demanda, que relaciona um preço a uma quantidade demandada de um bem ou serviço. Sofre alterações somente quando é alterado o preço do produto que está sendo estudado.
03. Qual o significado de excedente do consumidor? E do produtor?
Excedente do consumidor é o valor ou quantidade, economizada pelo consumidor na compra de um bem. Por exemplo: