Jogos e brincadeiras
Preparação: Dispõem-se as crianças numeradas em círculo.
Evolução: Dado o sinal de início, o juz ou instrutor no centro do círculo atira a bola ao alto, chamando um número.
A criança possuidora do número chamado, deverá agarrar a bola antes de cair no chão. Se não o conseguir, deverá ficar na posição executada para apanhá-la, conservando essa atitude até que um companheiro deixando também cair a bola, a substitua.
Terminará o jogo quando forem chamadas todas as crianças.
CABRA-CEGA
Preparação: dispõem-se as criançãs em círculo. Dentro deste permanecerá um jogador de olhos vendados: a “cabra-cega”.
Evolução: Dado o sinal de início perguntarão as crianças da roda:
_ Cabra-cega, de onde vieste?
_ Do moinho do vento.
_Que trouxeste ?
_ Fubá e melad
_Dá-nos um pouquinho?
_Não
_ Então afasta-te.
As crianças largarão as mãos e, espalhadas pelo campo, fugirão à “cabra-cega” desafiando-a, sem tocá-la. Esta, ouvindo os desfios, tentará pegá-los. Quando conseguir tocar um dos participantes, tirar-se-lhe-á a venda e ela escolherá uma substituta.
Terminará o jogo com a substiuição da cabra-cega.
CAÇADOR DE TARTARUGAS
Preparação: As crianças dispersam-se pelo campo, que deve ter uma área de vinte por quarenta metros, aproximadamente. Conforme o número de participante escolhe-se um, dois ou três caçadores, istoé, jogadores que irão caçar as “tartarugas”. Evolução: Dado o sinal do início, caçador ou caçadores saem correndo para pegar os companheiros. Estes evitarão ser apanhados deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando uma tartaruga deitada sobre o dorso. Enquanto estiverem nesta posição não poderão ser caçados. O jogador que for preso será eliminado. Terminará o jogo quando todas as tartarugas forem presas.
CACHORRO E COELHINHO Preparação: As crianças, em grupo de três, formam um grande círculo. Unindo as mãos, duas a duas, simularão “tocas”abrigando cada uma, um “coelhinho”.