Atps direitos humanos.
Centro de Educação a Distância
Disciplina:Direitos Humanos.
Desafio de Aprendizagem
Acadêmicos do 4º Semestre de Serviço Social
Acadêmicas: Andréa da S. Marciliano Pinto RA234937 Eliane Karina P. Martins RA231527 Maria José Batista da Silva RA264063 Priscilla M. Franceschini RA240978
Tutora Presencial: Elisângela Facirolli do Nascimento
Tutora a distancia: Helenrose Coelho
Dedicamos este trabalho as nossas queridas educadoras. Tutora a distância Maria Edilene Xavier Rocha Garcia e a tutora presencial Elisângela F. Do Nascimento, que tanto nos ensinas com maior dedicação.
Introdução
Neste trabalho temos como finalidade de chamar a atenção para a gravidade da exploração da mão-de-obra infantil e a formação de uma sociedade leitora.
Procuramos fazer uma análise, ainda que sucinta da evolução dos direitos humanos e dos direitos da criança e do adolescente, bem como a importância de se investigar as razões da exploração da mão-de-obra infantil para a implementação de políticas e alternativas no combate ao mesmo por parte do Estado e o que é necessário para que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir os país a formação de uma sociedade leitora.
Cumpre reconhecer que muitos são os questionamentos acerca dos direitos humanos, no que se refere a sua efetividade. É da violação dos direitos humanos da criança e do adolescente que trata este artigo, pois a exploração do trabalho infantil fere a dignidade da pessoa humana, pressuposto dos direitos humanos. O reconhecimento da criança e do adolescente como seres humanos especiais, que passaram da condição de objeto de exploração para a condição de serem sujeitos de direitos é que mister se faz uma abordagem histórica