Jogos e Brincadeiras de 0 a 6 anos
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ANDREA CRISTINA SENA RAMOS
GUSTAVO HENRIQUE SILVA
PROPOSTA DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 03 A 06 ANOS
BELO HORIZONTE
2013
ANDREA CRISTINA SENA RAMOS – matrícula: 600.490.339
GUSTAVO
PROPOSTA DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 03 A 06 ANOS
Trabalho apresentado ao curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira, disciplina Jogos.
Orientador: Prof Rodrigo
BELO HORIZONTE
2013
O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, mas as mudanças mais acentuadas ocorrem nos primeiros anos de vida. As experiencias que as crianças tem do nascimento aos seia anos determinarão, em grande extensão, que tipo de adulto a pessoa se tornará. (Santos, 2004)
Para Kokobum tuda criança possui a mesma sequencia de desenvolvimento motor, variado apenas a velocidade dessa progressão. Na infância a criança sofrerá mudanças de altura, peso e massa muscular, sendo que o período compreendido entre os 3 e os 6 anos, o crescimento não é tão rápido.
O Prof. Dr. Hugo Tourinho defende que no início da infância quase não existem diferenças entre os sexos, sendo o período ideal para a criança desenvolver e refinar um número elevado de tarefas motoras, não sendo necessário separá-los. As crianças frequentemente tem medo de novas situações, pois ainda estão aprendendo a distinguir o certo do errado. É comum aparecerem confusões quanto a consciência corporal, noções de direção, de tempo e de espaço, sendo imprescindível o desenvolvimento destas capacidades. Faz-se necessário, neste período, desenvolver as habilidades motoras fundamentais, tal como as locomotoras, manipulativas e de estabilidade, cabe ao professor estimular estas habilidades sempre das mais simples para as mais complexas. Sugere-se que neste período as crianças trabalhem a imaginação, através do manuseio de objetos e coordenação visual e manual, evoluindo de