Jogos e brincadeira
O jogo é, por sinal, um meio para a formação da identidade e a diferenciação pessoal, estimulando e favorecendo o crescimento da identidade da criança.
O brincar além de oportunidade prazerosa é, também, uma forma de possibilitar a interação da criança com o mundo social e seus desafios.
A brincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do real com o imaginário, ampliando e a aproximando o seu contato com o ambiente. Ao brincar, as crianças aprendem e ainda conseguem se apropriar de situações da vida cotidiana, criando, recriando, reinventado e transformando a realidade.
Por Que Esta Distinção Seria Importante No Plano De Aula? A Partir De Qual Ano/Série Escolar, Esta Distinção Poderia Não Ser Necessária?
A distinção se faz importante no plano de aula, pois de acordo com a faixa etária em que a atividade é aplicada, poderemos escolher que tipo de atividade empregar, visto que brincadeiras são aplicadas em faixas etárias mais baixas, enquanto pequenos jogos atingem faixas etárias intermediárias, e os grandes jogos são mais propícios às faixas etárias mais elevadas. A distinção também se faz importante para diferenciar o espontâneo (brincadeira) do agir sobre regras (jogo).
A distinção poderia não ser necessária quando a criança inicia o ensino fundamental, pois o foco já passa a ser a