Jogos e bincadeiras
A importância do brinquedo e do jogo, e das brincadeiras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Na construção da vida escolar e educando vão se desenvolvendo os valores sobre cada uma das atividades do brincar e do jogar, em todas as disciplinas propostas no currículo escolar.
Em nossa pesquisa de campo onde fomos buscar na realidade de uma escola pública e com poucos recursos, vimos que os professores são criativos e não se intimidam ao se depararem com poucos recursos na hora de planejar suas aulas. Tudo tem sua maneira de fazer acontecer a aula, por sinal uma aula produtiva e muito boa com o interesse de todos.
Também vamos tratar das aulas planejadas interdisciplinares onde se trabalha um tema gerador com todas as disciplinas ao mesmo tempo. E nessa escola citada ao longo de nosso trabalho vamos mostrar que isso é possível sim.
Em todos os seguimentos sabemos que as regras a serem respeitadas, não são diferentes nos jogos, brincadeiras e nos brinquedos, para que tudo isso aconteça harmoniosamente existe um cronograma a seguir tanto pelo aluno quanto pelo professor.
Nossa visita a essa instituição de ensino foi um achado, porque nela se aplica a interdisciplinaridade coisa que é muito raro acontecer em sala de aula.
Sabemos que para viver em sociedade é necessário haver limites, no dia a dia é impossível que a criança tenha liberdade total, e limitada. Para TIBA (1996, pag. 55) “permitir nada ou, no extremo oposto, permitir tudo, são hábitos igualmente nocivos do ponto de vista educacional”. Para esse autor é mais prejudicial a uma criança o receio de traumatizar e a falta de limites, do que a imposição de uma frustração necessária, que até educa.
Para realizar um bom trabalho com a construção de normas na escola é importante que o educando conheça a evolução da prática e da consciência das regras.
Levando sempre em conta os princípios norteadores supracitados, é necessário considerar ainda que a instituição