Jogos Tradicionais
Material: Um lenço
Regras: Um espaço quadrangular para o campo de jogo. Formam-se duas equipas e uma pessoa será o «lenço».
O «lenço» coloca-se no centro do campo e cada equipa atribui um número a cada elemento sem que a outra equipa saiba.
O «lenço» chama um ou mais números e os respectivos de cada equipa terão de tentar apanhar o lenço que está na mão da pessoa do meio.
Se quem retirar o lenço voltar ao seu campo ganha 1 ponto mas se for para o campo adversário ganha 2 pontos. Se este for tocado perde um ponto.
Se o «lenço» chamar fogo todos tentam apanhar o lenço e fugir mas se este disser água ninguém se pode mexer.
Se este disser vinho os números chamados terão de vir a saltar e se disser tesoura os números chamados terão de andar como uma tesoura abrindo e fechando as pernas.
Ganha a equipa que tiver maior número de pontos.
Futebol Humano
Regras: Um campo rectangular divido a meio. Há duas equipas e cada uma ocupa o seu meio campo. Os jogadores de cada uma das equipas têm de tentar marcar golo, ou seja entrar na baliza adversária sem ser tocado.
Se um elemento estiver a tentar marcar golo e for caço por um adversário ficará no lugar em que foi caço e apenas os elementos da sua equipa o poderão libertar. Cada equipa só pode apanhar os adversários se estiver no seu meio campo.
Quando houver um golo todos os elementos regressam ao seu meio campo e o jogo recomeça. Ganha a equipa que atingir o maior número de pontos.
Mosca
Material: Três cones.
Regras: Os jogadores colocam-se em fila e o último desta será a mosca, que tem a função de aumentar a distância dos cones ao dar passos ou saltos maiores. Entre os 3 cones tem um pé de distância e os jogadores têm de saltar por entre estes sem lhes tocar.
Quando salta a mosca depois de passar pelos 2 primeiros cones, o terceiro será colocado no local em que o pé da mosca ficou.
A distância entre os cones vai aumentar e quem tocar neles sai do jogo. Ganha o último a sair e este será a mosca.