Jogos tradicionais
Definição: os jogos tradicionais são jogos apropriados para pessoas de qualquer idade, principalmente para as crianças. Para além destes jogos serem muito variados e de cada jogo solicitar as suas aptidões, são jogos cujos materiais são fáceis de encontrar e construir. São uma forma desportiva e divertida de passar o tempo livre e, já fazem parte do nosso dia-a-dia passando de geração para geração.
Existem muitos, como por exemplo: jogo da malha; jogo dos bilros; jogo das andas; jogo das latas; corrida dos sacos; jogo da macaca; jogo da tracção à corda; etc.
Dos jogos referidos como exemplos, apenas vou falar do jogo da tracção à corda.
Material: uma corda grande e um lenço ou outra coisa para marcar o meio da corda
Jogadores: formam-se duas equipas com o mesmo número de elementos.
Instruções: no jogo da tracção à corda, é traçado no chão uma linha central e outras duas linhas (ou então pode-se substituir as linhas por pinos, por exemplo), uma para cada lado distanciada cerca de 2 metros da linha central. Ata-se um lenço no meio da corda, e este deve ficar sobre a linha central.
Objectivo: puxar a corda para o seu lado, impedindo que a equipa adversária faça o mesmo.
Ganhar o jogo: a equipa que ao puxar a corda conseguir que o lenço ultrapasse a linha que marca o seu terreno é a vencedora. No entanto, se algum dos elementos cair, largar a corda ou enrolar a corda ao seu corpo, a equipa é desclassificada perdendo o jogo.