Jogos Tradicionais
Corrida de sacos
Fafe, 14 de Abril de 2009
Introdução
O jogo das caricas, dos berlindes, do eixo, do peão, do macaquinho do chinês, das escondidas, à caça ou da corrida de sacos, entre outros, são brincadeiras de outros tempos, trazidas até nós, no qual iremos descrever o jogo da corrida de sacos.
Este jogo traz-nos à memória o encanto dos divertidos momentos da nossa meninice: as correrias desenfreadas, as gargalhas, os risinhos e as fantasias.
Uma verdadeira caixinha de recordações que sabe bem abrir e guardar.
Ao efectuarmos a pesquisa para este trabalho recordamos ternos momentos da nossa infância, os primeiros amigos, os velhos bancos da escola, os saudosos lugares da juventude, as memórias que acarinhamos na lembrança com saudade.
Obrigado por esta saborosa viagem pelo tempo.
Objectivo do Jogo: Fazer um percurso no menor tempo possível.
Material: Sacos de batatas, de preferência de serapilheira; sacos de plástico.
Como se joga: A corrida de sacos pode ser jogada individualmente ou em dois grupos de dois a mais participantes.
Prova efetuada num percurso de 10 a 15 metros. Os participantes estarão dispostos lado a lado sobre uma linha traçada no chão-partida. Cada concorrente veste um saco que normalmente lhe dá pela cintura.
Ao sinal de partida, cada participante entra para dentro do saco e cada elemento vai aos “saltinhos” sempre com os pés juntos dentro do saco até ultrapassar totalmente a linha de chegada (ganha o primeiro a chegar à meta no jogo individual). No caso de jogo por equipas, entrega o saco ao companheiro para que este efetue o percurso no sentido inverso, até à outra extremidade e assim sucessivamente.
Se algum dos participantes cair durante o percurso, reinicia a prova no local onde caiu. Todos os participantes terão de ultrapassar completamente a linha de chegada com pelo menos uma mão a agarrar o saco e em pé.
Ganhará o jogador ou a