JOGOS TEATRAIS NA ESCOLA
1 Apresentação
Este Plano de aula foi elaborado para atender a uma exigência da Disciplina Estágio Supervisionado 2, do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade de Brasília, tendo como suporte online a professora Elisa Teixeira e dos professores formadores Graça Veloso e Luzirene Rego.
2 Introdução
Este plano de aula será desenvolvido seguindo a corrente metodológica, Jogo Teatral na Escola, tendo como público alvo os alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 12 anos, de uma escola pública de Águas Lindas de Goiás.
Neste tipo de Jogo segundo Spolin (2001, apud Hartmann e Ferreira, 2010, p.50) “todas as pessoas são capazes de atual no palco. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. Assim é possível que os alunos se envolvam ativamente na atividade proposta, uma vez que serão ativamente atuantes e principalmente expectadores críticos.
3 Justificativa
Shechtman (2009) afirma que a mediação pedagógica é um procedimento comunicacional, conversacional, de construção de significados, cujo objetivo é ampliar as possibilidades de diálogo e ampliar a negociação significativa de processos e conteúdos a serem trabalhados nos ambientes educacionais, bem como incentivar a construção de um saber relacional, contextual, gerado na interação professor aluno.
A mediação pedagógica pressupõe, dessa forma, a ação de um docente que ajuda a desenvolver no aluno a curiosidade, a motivação, a autonomia e o gosto pelo aprender.
E é por meio desta mediação que será desenvolvido este plano de aula, pois desta forma os alunos participarão de maneira mais aberta para realização do jogo.
Para a realização desta atividade faz-se necessário saber que Jogos Teatrais são a designação dos jogos improvisacionais desenvolvidos pela diretora teatral norte-americana Viola Spolin, para fins de preparação de atores profissionais ou na utilização do teatro para iniciantes ou mesmo nas atividades escolares. Segundo a autora