Jogos Psicológicos
Abril / 2013-1
Jogos Psicológicos
Definição segundo Berne e Steiner. Conceito de objetivo, moeda, papéis, tese, antítese, lances e desfecho. As vantagens segundo Berne, a fórmula G (J) e os papéis no triângulo dramático.
TRABALHO SUGERIDO E ORIENTADO PELO DOCENTE HÉLIO SOARES
Turma: T2
Turno: Noturno
Disciplina: Educação das Emoções II
Componentes: Gabriela Fernandes, Getulio Santos, Marcos Santos e Taís Costa.
Abril / 2013-1
Segundo Berne (Os Jogos da Vida), "Um jogo é uma série de transações complementares que se desenrolam até um desfecho definido e previsível. Pode ser descrito como um conjunto repetido de transações, não raro enfadonhas, embora plausíveis e com uma motivação oculta. Para definir de maneira simples, Jogos são constituídos por uma série de lances com uma cilada ou 'truque' no meio ou no fim", p. 49.
Berne também define Jogos (Olá): "Jogos são conjuntos de transações ulteriores, repetitivas por natureza, com um desfecho bem definido. Numa transação ulterior o agente finge estar fazendo uma coisa, quando, na realidade, está fazendo outra...", p. 34.
Segundo Steiner (Papéis), "Jogo: é o evento transacional que produz a recompensa que leva adiante o Script", p. 103.
Objetivo - Segundo Berne (Os Jogos da Vida), o objetivo é o propósito geral do Jogo, podendo existir, algumas vezes, alternativas. No caso de "Se Não Fosse Você" é possível que o indivíduo esteja buscando segurança (dizendo: "Eu não estou com medo, na verdade ele não me deixa ir embora") ou ainda para se justificar (dizendo: "Na verdade eu tento, porém ele não me deixa ir embora").
Moeda - É o meio que leva ao desfecho do Jogo, pode ser o dinheiro ("Devedor" ou "Credor"), palavras ("Psicoterapia"), partes do corpo ("Cirurgia"), etc.
Papéis - São as posições disponíveis que serão ocupadas pelos parceiros no jogo. Segundo Berne (Os Jogos da Vida), os estados de Ego