TOMADA DE DECISÃO E JOGOS PSICOLÓGICOS DAS EMPRESAS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
CAMPUS MEDIANEIRA
PAULO EDERSON VOLKWEIS
TALITA PARMIGIANI
TOMADA DE DECISÃO E JOGOS PSICOLÓGICOS NAS
EMPRESAS
MEDIANEIRA
2013
TOMADA DE DECISÃO
CONCEITO
Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Uma decisão é uma escolha para enfrentar um problema ou oportunidade. A decisão conduz a outra situação, que pode exigir novas decisões.
PERSPECTIVA DO PROCESSO E PERSPECTIVA DO PROBLEMA
A tomada de decisão é estudada sob duas perspectivas: a do processo e a do problema. A perspectiva do processo concentra-se nas etapas da tomada de decisão.
Dentro dessa perspectiva, o objetivo é selecionar a melhor alternativa de decisão. Focaliza o processo decisório como uma sequencia de três etapas simples: 1. Definição do problema.
2. Quais as alternativas possíveis de solução do problema.
3. Qual é a melhor alternativa de solução (escolha).
A perspectiva do processo concentra-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. Sua ênfase está na busca dos meios alternativos. É uma abordagem criticada por se preocupar com o procedimento e não com o conteúdo da decisão. As opções de decisões a serem tomadas variam desde a racionalidade (meios visando objetivos) ate a irracionalidade (escolhas baseadas em emoções e impulsos irracionais). A perspectiva do problema está orientada para a solução de problemas. Sua ênfase está na solução final do problema. Essa perspectiva é criticada pelo fato de não indicar alternativas e pela sua deficiência quando as situações demandam vários modelos de implementação. Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do