jogos populares brasileiros
Colégio Pedro|| - Realengo ||
Eslen Silva (4) e Miriã Rodriguez (22)
605
Dança da cadeira Num espaço bem grande é colocado um circulo de cadeiras viradas para fora em uma quantidade de um a menos que o total de crianças que irão jogar. Uma criança deve ser separada para controlar a música e também para retirar uma cadeira a cada etapa. A música deve ser ligada e as crianças com a mão ao pra trás andarão em volta das cadeiras. Quando o regente quiser, ele para a música e as crianças deverão sentar-se. Quem ficar de fora, será o regente, e assim vai até que sobre apenas dois participantes e as cadeiras sejam colocadas uma em cada canto. Quando a música começar, elas rodarão em volta de uma cadeira, e quando parar, correrão para a outra. Quem conseguir sentar ganha.
Bambolê de Guerra: Duas crianças entrarão em um bambolê e ficarão de costas uma para a outra, pois correrão de frente. Serão feitos dois riscos, cada um a 2 metros de cada lado do bambolê. O objetivo é correr para ultrapassar a linha, mas a outra pessoa irá fazer o mesmo. Quem conseguir ultrapassar a linha, vence.
Morto-vivo
As crianças fazem uma fila lado a lado, de frente para uma outra que comandará a brincadeira. A comandante gritará bem alto “Morto!” para todos se abaixarem e “Vivo!” para se levantarem. Quem se confundir, sai da brincadeira. O vencedor é aquele que ficar por último.
Bibliografia:
https://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/