Jogos Paralimpicos
Gabriel Nicoletti Estabel
Turma: 82
Componente Curricular: Ed. Física
Porto Alegre, abril de 2015.
Introdução
Falarei aqui nesse trabalho sobre os jogos paralímpicos, eventos que acontecem de quatro em quatro anos, alguns meses após as olimpíadas e que incluem deficientes de todos os tipos em provas/modalidades/esportes adaptados.
O que são as Paralímpiadas
Os Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, são o equivalente das Olimpíadas tradicionais, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. Em poucas palavras, trata-se dos Jogos Olímpicos tradicionais, só que com as modalidades adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. São organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).
Modalidades
São 20 as modalidades esportivas paralímpicas:
ATLETISMO
Há provas de pista e de rua, de salto, de arremesso e lançamento e provas combinadas, como o pentatlo. Os competidores são divididos em classes de acordo com a lesão, podendo competir em cadeira de três rodas ou com próteses especiais. Atletas cegos ou com deficiência visual são orientados por um guia quanto às delimitações da pista. Nas provas de revezamento com cadeiras de roda, cada equipe utiliza duas raias.
BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
As dimensões da quadra, a altura da tabela e as principais regras são iguais às do basquete tradicional. A grande diferença é que os esportistas recebem uma classificação funcional, que varia de 1 a 4,5 pontos, de acordo com o comprometimento motor: quanto menor o comprometimento do atleta, maior a pontuação. Durante o jogo, a soma total dos cinco jogadores não pode ultrapassar os 14 pontos. Em caso de infração, o time leva falta técnica.
No basquete convencional, a andada acontece quando o atleta move o pé de apoio sem