Jogos online para matemática
A Matemática é uma das disciplinas inserida no contexto dos conteúdos programáticos que se caracteriza de forma negativa, devido ao fato de não despertar o interesse e conseqüentemente não ser atrativa ao aprendiz. Os princípios matemáticos são estudados de forma dissociada da realidade do aprendiz tornando-se pouco significativo para ele, em virtude disso, passa a ser considerada como algo absolutamente teórico e distante de seu cotidiano.
Faz-se necessário mudarmos o ensino da Matemática se quisermos atingir o objetivo básico de levar o sujeito a construir suas próprias alternativas na solução dos problemas e isso envolve mudanças nos caminhos metodológicos tomados pelos professores, entre os quais o uso adequado dos recursos tecnológicos hoje disponíveis.
Tal mudança está em sintonia não apenas com as expectativas dos alunos, que esperam por aulas mais dinâmicas e conectadas com o uso que já fazem da tecnologia em seu cotidiano, mas com as próprias diretrizes educacionais vigentes a partir do lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 90. No volume 3 dos PCN, o item que trata da caracterização da área da Matemática apresenta, entre outros, o seguinte princípio norteador:
Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em última instância, a base da atividade matemática. (PCN, 1997, p. 20)
Ao definir o jogo como estratégia para o processo de ensino-aprendizagem deve-se considerar seu aspecto livre e desinteressado, determinando um intervalo na vida cotidiana e nas suas determinações imediatas e exigentes. Tanto que o prazer advindo de jogar reside nas oscilações entre sentimentos de desafio, prazer, dúvida, confirmação e frustração.
O lúdico evidenciado nos jogos é uma maneira de atingir alguns