Aprendendo matemática de forma ludica
"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender."
(MARION WELCHMANN)
PUBLICO ALVO
E.E. Marivaldo Carlos Degan
Ensino fundamental II
JUSTIFICATIVA:
Em uma sociedade caracterizada pelo conhecimento e pela comunicação, como a atual, é preciso que os estudantes comecem a comunicar ideias, procedimentos e atitudes matemáticas, em situações de sua vivência, usando, para isso, resolução de problemas, probabilidade, raciocínio combinatórias, estimativas, cálculos mentais, articulados entre si percebe-se que a utilização de atividades lúdicas, as quais abordam conteúdos matemáticos regularmente vistos nas respectivas turmas de ensino fundamental, leva os alunos a desenvolverem uma maior aproximação com a disciplina de matemática. Projetos como esse podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, propiciando aos participantes uma aprendizagem mais significativa. A visita a um ambiente distinto da sala de aula da escola, com pessoas e atividades diferentes, desperta o interesse e a curiosidade pelas ações propostas. Os materiais utilizados proporcionam momentos de descontração, tornando a prática educativa mais relevante para ambas às partes, professor e aluno.
OBJETIVOS DO PROJETO:
• trabalhar a formação de conceitos;
• desenvolver habilidades para a construção de significados;
• estimular a curiosidade e a investigação, por meio de diferentes modos de representação, tais como linguagem verbal, gráficos e tabelas;
• promover a compreensão das quatro operações; destacar as formas geométricas e suas características em elementos geométricos e em objetos criados pelo homem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Corrida algébrica - abordar expressões matemáticas envolvendo variáveis e números negativos.
Pega-pega tabuada - abordar operações de multiplicação e exige rapidez de raciocínio.
Banco imobiliário - abordar noções de economia