Jogos Estudantis Transformam Vida De Estudantes Do Rio
Os alunos das escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro vivem momentos que somente o esporte pode proporcionar. Para incentivar a prática esportiva entre os jovens, o Governo do Estado do Rio de Janeiro criou o projeto Jogos Estudantis, que são considerados a principal competição esportiva entre os colégios de todo o Estado.
Em 2013, cerca de 13 mil estudantes regularmente matriculados nos ensinos Fundamental e Médio participaram das competições. Foram inscritas 437 escolas, sendo 283 públicas (171 estaduais, 95 municipais e 17 federais) , de 55 municípios do Rio de Janeiro.
Os competidores são divididos em duas categorias – A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos) e disputam 14 modalidades esportivas: Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Badminton, Luta Olímpica, Xadrez, Tênis de Mesa, Natação, Vôlei, Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei de Praia.
Para o subsecretário executivo da Secretaria de Estado de Esportes do Rio de Janeiro, Manoel Gonçalves, os Jogos Estudantis são uma boa oportunidade para os jovens descobrirem o esporte:
- Os Jogos Estudantis são muito importantes. É a oportunidade de ver estudantes que não teriam muita chance de disputar campeonatos, disputando competições através do programa. É gratificante ver o aluno com menos oportunidade interagir com os colegas de outras cidades e até de escolas particulares, afirmou. O pensamento do subsecretário é compartilhado pelos estudantes. Maria Luiz Pessanha, 13 anos, já é campeã de natação e elogia os Jogos Estudantis por causa da disputa com adolescentes de outras idades.
- Os Jogos Estudantis são importantes porque eu disputo com meninas de outras idades. Isso melhora meu treinamento para outras competições, declarou.
Já a estudante Gabriela Mourão revelou que os Jogos Estudantis foram fundamentais para que ela pudesse conhecer melhor o esporte. Campeã de atletismo, ela se sente realizada depois que entrou no projeto.
- Eu estou