Trotes Universit Rios
O trote universitário é uma espécie “ritual de passagem” do calouro (ou “bixo”) da vida estudantil para a universidade, na maior parte das vezes repleto de atos de zombaria, violência e humilhação. O pretexto de promover a integração entre calouros e veteranos por meio do companheirismo, o trote é marcado pela violência física e moral, baseada na agressão e na humilhação. A partir de então são muitas as histórias trágicas ligadas a trotes violentos praticados nas universidades brasileiras, a ponto de jovens desistirem do ingresso na universidade por medo.
Os trotes universitários são muitas vezes uma espécie de “Boas-Vindas” aos calouros, que se transformam em humilhações e ofensas, a ideia era receber os novatos de uma forma animada, mas ultrapassam os limites e se transforma em algo onde o calouro é obrigado a passar por situações de machismo, racismo e homofobia. O trote surgiu na Europa durante a idade média e veio ao Brasil por meio de estudantes que cursavam o ensino superior em Portugal, muitas instituições promoveram o trote solidário, sendo que nesse trote os calouros não precisam passar por situações constrangedoras.
Os trotes foram criados para ser realizado de maneira sensata, mas muitos calouros estão incluindo drogas e bebidas do modo em que o trote pode se tornar até mesmo um crime. Muitos trotes já mataram muitos jovens, deixaram vários em coma alcoólico, outros foram obrigados a torturas, tiveram roupas rasgadas, cabelo raspado e até caso de estupro já teve, e muitos vetaremos cometem essas atrocidades e ficam impunes. O trote solidário já está sendo realizado por várias universidades, onde os calouros plantam árvores, doam alimentos e fazem qualquer coisa que seja produtiva para a sociedade, mas mesmo com o trote solidário o trote de humilhação ainda não foi retirado, enquanto não tomarem medidas drásticas para a punição desse trote, muitos jovens vão sofrer. E quando os trotes são