Jogos de socialização / Início de trabalho
Este exercício é bem gostoso e muito bom para que as pessoas busquem um entrosamento rápido. Um círculo é formado, começa então uma partida de vôlei imaginária, cada participante só pode jogar a suposta bola para os colegas a quem ele souber o nome. Rapidamente os participantes começam a memorizar o nome dos companheiros.
• Trocar de lugares pelo nome
É parecidíssimo com o exercício anterior só que desta vez, ao invés de jogar vôlei os participantes ainda em formação de círculo, um a um devem dizer o nome do companheiro e correm para troca de lugar com ele. O companheiro que teve o seu nome requisitado para troca ao sair de seu lugar deve imediatamente dizer o nome de outro a menos que não queira deixar seu espaço. Neste caso ele deve dizer o nome de quem o requisitou fazendo com que este ou deixe o espaço, ou procure outro parceiro, ou dispute o espaço com o mesmo. Ex: Eu grito - João! (mas João não quer deixar o lugar dele) Daí ele grita- Flávio! (mas eu quero pegar o seu lugar) Novamente grito- João! E ficamos nos rodeando e gritando os nomes um do outro até um de nós desistir e requisitar o espaço de outro companheiro.
• Passa bola (circo)
Este jogo é de integração, companheirismo e conhecimento do companheiro. Um círculo é formado, uma bola é posta em jogo para que os atores a passem de mão em mão no sentido horário em seguida, outra bola é posta em jogo, mas desta vez os atores precisão atravessar essa segunda bola de um lado para o outro sem perder o foco da primeira ou mesmo deixa-las se encontrarem. Outra bola é posta em jogo também sendo passada de mão em mão no sentido horário sem que tenha contato com as demais. Os atores só poderão passar a bola que está sendo arremessada para o companheiro que estiver lhe olhando. Depois de um tempo o ensaiador pede que os atores parem com o jogo e comessem a se movimentar pelos espaços vazios de forma bem rápida. Em seguida, ele, o