Contabilidade
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da contabilidade para administração de qualquer tipo de entidade. Como ciência da informação, ela auxilia o gestor com dados úteis e indispensáveis à adequada gestão do negócio. Apresentarei mecanismos desenvolvidos pela ciência contábil e as formas adotadas pelas empresas para demonstrar sua situação ao mercado.
1.1.1 Conceito de contabilidade
O conceito básico de Contabilidade é a ciência da coleta, registro, interpretação e análise de informações sobre o patrimônio das entidades com a finalidade de oferecer subsídios ao processo de tomada de decisão.
“Pode-se definir Contabilidade como a ciência que:
- Estuda as situações patrimonial, financeira e econômica das organizações;
- Elabora relatórios que resumem a situação das organizações.” (ABREU, 2006, p. 2).
A doutrina oficial brasileira organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade, órgão maior desta ciência no Brasil, diz que a Contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a Economia e a Administração, porém é muito comum alguns autores de outros ramos, inclusive de Economia, Administração ou Direito, refutarem essa condição científica, colocando a Contabilidade como sendo uma técnica. Muitas vezes, a Contabilidade aparece também como um ramo da Administração ou da Economia (principalmente da primeira). Inúmeros são os debates entre teóricos contábeis e de outras ciências a cerca da classificação da Contabilidade: se é uma técnica ou ciência; se é um ramo independente do conhecimento tal qual a Administração ou o Direito, ou se é parte destes ou de outros ramos.
Ainda sobre o conceito da Contabilidade, também deve ser vista no enfoque do processo que lhe é inerente: o da produção de informação. Se considerarmos a Contabilidade como um processo que ocorre dentro das organizações, veremos que ela se apropria de dados oriundos de diversas fontes, processa-os transformando esses dados em informações relevantes para o processo de