JOGOS DE SALÃO
O seguinte trabalho vai abordar como tema ‘’Os Jogos de Salão’’, porém para podemos falar sobre os mesmos devemos conceituar e entender o que é Jogo, pois de nada vai adiantar falar eentender apenas um parte.
1. JOGO
1.1 CONCEITO
- A palavra jogo vem do latim locus, locare = brinquedo, folguedo, divertimento, passa-tempo sujeito a regras, ou uma série de coisasque formam uma coleção.
- Atividade livre, incerta e improdutiva, regida por regras previamente definidas.
Jogo é toda e qualquer atividade em que as regras são feitas ou criadas num ambienterestrito ou até mesmo de imediato. (...) são atividades estruturadas ou semiestruturadas, normalmente praticadas com fins recreativos e, em alguns casos, como instrumento educacional.
1.2 ORIGEM
- Aarqueologia registra a presença dos jogos na humanidade desde 2600 a.c, fazendo este parte da vida do homem mesmo que de forma intuitiva.
- Pré-história: jogos presentes como forma de lazer e derepresentar atividades cotidianas, além de servir como instrumento para passar herança cultural e conhecimentos entre as gerações.
- Idade Média: jogos proibidos pela Igreja de serem praticados na escola.- Renascimento: com a Pedagogia Moderna, que estava baseada na participação lúdica e afetiva do aluno, mostra a importância do jogo no processo de ensino – aprendizagem.
- Ludwig Wittigenstein: 1ºfilósofo acadêmico a criar uma definição pra jogos (1989), como a criação do termo “Jogos de linguagem”, considerando que o jogo não pode ser agrupado por uma única definição, mas por um conjunto dedefinições que compartilham características entre si.
- Atualidade: o jogo apresenta várias funções: instrumento educativo, meio de lazer, meio de expressar sentimentos e emoções, etc.
1.3CARACTERÍSTICAS
- envolvimento emocional (espontaneidade e criatividade);
- limitação de tempo (dinamismo e possibilidade de repetição);
- espaço limitado; existência de regras (auxilia no processo de...