Alta Disponibilidade
Mauricio Bertholino - 7PNA-RC
APLICAÇÕES E EXEMPLOS DE ARQUITETURAS TOLERANTES A FALHAS, SISTEMA DE ALTA DISPONIBILIDADE.
SÃO PAULO
2015
Mauricio Bertholino - 7PNA-RC
APLICAÇÕES E EXEMPLOS DE ARQUITETURAS TOLERANTES A FALHAS, SISTEMA DE ALTA DISPONIBILIDADE.
Aplicações e exemplos de arquiteturas tolerantes a falhas, sistema de alta disponibilidade.
Prof. Evandro Deliberal
SÃO PAULO
2015
INTRODUÇÂO
Falhas são inevitáveis, mas as consequências das falhas, ou seja, o colapso do sistema, a interrupção no fornecimento do serviço e a perda de dados, podem ser evitadas pelo uso adequado de técnicas viáveis e de fácil compreensão. O conhecimento dessas técnicas habilita o administrador de sistemas a implementar as mais simples, ou exigir dos fornecedores e desenvolvedores de sistemas soluções que as incorporem.
Entretanto, as técnicas que toleram falhas tem um alto custo associado. Pode ser a simples necessidade de backup dos dados, que consome espaço de armazenamento e tempo para realizar a cópia, ou a redundância de equipamentos e espelhamento de discos, que consome recursos de hardware sem contribuir para o aumento do desempenho. O domínio da área de tolerância a falhas auxilia administradores e desenvolvedores de sistemas a avaliar a relação custo benefício para o seu caso específico e determinar qual a melhor técnica para seu orçamento.
Conhecer os problemas potencialmente provocados por falhas no sistema, as soluções que existem para evitar falhas ou recuperar o sistema após a sua ocorrência, assim como o custo associado a essas soluções, torna-se imprescindível a todos que pretendem continuar usando computadores, desenvolvendo sistemas ou fornecendo um serviço computacional de qualidade aos seus clientes. Para desenvolvedores de software, projetistas de hardware e administradores de rede, o domínio