Sistemas de alta Disponibilidade
Definição de Alta Disponibilidade
Alta Disponibilidade (AD) é a capacidade de um sistema para executar a sua função de forma contínua (sem interrupção) por um período de tempo significativo e superior ao que a fiabilidade dos seus componentes individuais poderia sugerir. Então, a AD é um equilíbrio entre o custo da inatividade e o custo das medidas de proteção que estão disponíveis para evitar ou reduzir o tempo dessa mesma inatividade.
O termo Alta Disponibilidade, quando aplicado a sistemas informáticos, significa que a aplicação ou serviço em questão está permanentemente disponível, independentemente da hora do dia, local ou outros factores que possam influenciar a disponibilidade de tal recurso.
Em geral, a AD é a capacidade de continuar o serviço por períodos muito longos sem interrupções. Assim, AD é uma abordagem ao planeamento e implementação de sistemas e dos serviços a eles associados, que assegura um nível de desempenho operacional previamente combinado será cumprido durante um período de medição contratual.
Os sistemas de AD devem proteger as empresas de dois tipos de possíveis falhas: falhas no sistema e falhas do site. Embora as verdadeiras soluções AD devam proteger contra estes dois tipos de falhas, os sistemas AD são normalmente considerados como os que tratam da proteção contra as falhas no sistema, enquanto as falhas no site são normalmente tratadas por um sistema de Disaster Recovery (DR).
A Alta Disponibilidade pode também ser vista como a característica de um sistema para se proteger ou recuperar de interrupções menores num curto espaço de tempo com meios amplamente automatizados. Não importa se as falhas que causam as interrupções menores estão nos próprios sistemas, no ambiente ou se são o resultado de erros humanos. No caso de uma interrupção deste tipo, os sistemas altamente disponíveis têm a opção de abortar as sessões em curso, ou seja, o utilizador irá sentir a falha, mas é suposto