Tecnologia de alta disponibilidade
Monitores de máquinas virtuais, hypervisores, paravirtualização, virtualização, xen.
2. Objetivos do Trabalho
● Demonstrar um modelo de virtualização de servidores a partir da utilização do monitor de máquina virtual Xen no âmbito do Governo Federal, a fim de ampliar a capacidade tecnológica, visando à maximização do retorno sobre o investimento e reduzir custos no orçamento da tecnologia no âmbito do setor público. ● Apresentar um levantamento sobre os principais benefícios nas diversas aplicabilidades desta ferramenta com o foco nas situações encontradas no Governo Federal.
3. Resultados a alcançar: 3.1 – Quantitativos
● Reduzir até 99% do consumo de energia. ● Reduzir 90% dos números de servidores físicos necessários mantendo-se o mesmo nível de serviço. ● Reduzir o orçamento de TI, gerando uma economia de R$ 269.904,00, apenas na implementação do ambiente. ● Reduzir o número de licenças de software de backup, no caso, para apenas uma licença. ● Reduzir o número de licenças para sistemas operacionais. ● Permitir a redução de custo e complexidade.
3.2 – Qualitativos
● Consolidar servidores – racionalização do crescimento do parque de servidores e um ponto central para administração. ● Conter falhas – isolamento de serviços e plataformas evitando falhas cruzadas entre aplicações. ● Migrar sem queda dos níveis de serviço. ● Facilitar na projeção e implantação de novos servidores. ● Aumentar o desempenho da rede. ● Aumentar o número de recursos sobressalentes, o que elimina a necessidade de aquisição de novos equipamentos.
SUMÁRIO INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------3 1. O QUE É XEN?------------------------------------------------------------------------------4 1.1. Como funciona o XEN--------------------------------------------------------------------10 2. EXECUÇÃO EM ARQUITETURAS X86----------------------------------------------10 3. TÉCNICAS