Jogos de combate
Introdução
Atividade de aquecimento para prática de Judô, trabalhando as capacidades de desiquilibrar, derrubar, resistir, imobilizar, livrar-se, onde o aluno deverá agir ao mesmo tempo, como atacante e atacado, como também suportar o corpo a corpo e a imobilização.
Feedback Professor:
Verificar o controle da agressividade
Se o aluno mantém o esforço
Realização
A turma será divida em duplas, onde cada aluno poderá escolher seu parceiro. As duplas devem espalhar-se sobre a área de jogo, coberta por tatame ou colchonete.
Será dado para cada aluno uma fita, que em cada combate será colocada em um ponto do corpo ou do judogui.
As fitas terão 2 cores, para diferenciar os adversários e grupos que farão um “combate final” para finalizar a atividade.
Os combates serão feitos de 3 formas, que chamaremos “Melhor de 3”, onde o aluno que conseguir retirar a fita do seu parceiro mais vezes, vence o combate.
Combates “Melhor de 3”
• Sentados, lado a lado
• Sentados, costas com costas
• Abaixados, frente a frente (distância de 80 cm entre os alunos)
O aluno deve imobilizar seu parceiro no chão por pelo menos 10 segundos e conseguir tirar a fita do seu adversário sem que ele consiga tirar a sua.
É importante que o professor renove as instruções: não agarrar pela cabeça, não se levantar e não agredir. o combate deverá durar no maximo 50 segundos.
Desenvolvimento do Jogo
Os papéis de ataque e de resistência não são separados. Não é necessário neste jogo, determinar tarefas defensivas, pois elas surgiram naturalmente durante o combate, uma vez que sendo passivo o aluno não conseguirá atacar.
O objetivo é que os alunos vivenciem. Após 3 combates seguidos com o mesmo parceiro, os alunos deverão trocar as duplas de combate. Assim todos terão a oportunidade de vivenciar o combate com outros adversários promovendo maiores oportunidades.
Jogo Final
A proposta é que o combate evolua para uma vivencia em trio, onde o próprio aluno poderá