karate lúdico
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES
O KARATÉ INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO LÚDICO
(Bases Metodológicas para uma Intervenção Didáctica)
MÓDULO ESPECÍFICO FUNDAMENTAL:
DIDÁCTICA DO KARATÉ
Abel Figueiredo
1994
1.
INTRODUÇÃO
Os Desportos de Combate1 (onde não temos relutância em colocar as Artes Marciais) tiveram origem em Culturas Medievais, ou em culturas similares. Os seus objectivos concretos são o combate condicionado por regras de segurança, e o factor que costuma ser considerado como fundamental na sua classificação é o factor distância.
Desde algum tempo que nos temos preocupado com a significação hodierna dos
Desportos de Combate em geral, e do Karaté em particular2.
Esta preocupação continua presente, pois embora as actividades que implicam "luta" e oposição corporal directa entre os intervenientes já não sejam descriminadas dos conteúdos programáticos da Educação Física (novos programas), poucos são os professores que os abordam nas aulas de Educação Física.
Este afastamento deve-se, por um lado, a um desconhecimento preciso dos conteúdos respectivos, o que dificulta a intervenção didáctica e pedagógica, e, especialmente, a um desconhecimento das suas imensas potencialidades para o desenvolvimento sócio-afectivo e perceptivo-motor da criança. Por outro lado, existe ainda a falsa crença de que estes tipos de actividades implicam um material muito específico, o que, a nosso ver, está intrinsecamente ligado à noção de que os desportos de combate a abordar serão a Luta e o Judo ou eventualmente o Jogo do Pau (os únicos constantes na proposta curricular apresentada nos novos programas).
Cabe-nos aqui fazer uma referência especial ao Karaté já que, fora da Escola, é cada vez mais usual a sua prática, principalmente em escalões etários cada vez mais baixos.
Faltando trabalhos que abordem especificamente este tema, urge reflectir sobre o papel do
Karaté