Historia do rugby
Este trabalho tem como objetivo esclarecer qual é a historia do Rugby no Brasil e no mundo e quais são os seus valores.
De acordo como uma lenda o esporte surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador chamado William Webb Ellis do colégio de Rugby, situado na Inglaterra teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823, porém só foi reconhecido como esporte em 1863.
Chegou ao Brasil por volta de 1894 tendo sido representado por Charles Miller, mas só começou a ser praticado no país a partir de 1925, em São Paulo.
É um esporte que ensina a ter criatividade, respeito, lealdade, solidariedade, coragem, sacrifício e entre outros.
Texto
Rugby no Mundo
Assim como em outras modalidades existem divergências sobre a real origem do Rugby. A versão tida como mais credível é a do estudante inglês chamado de William Webb Ellis que durante uma partida de futebol em 1823, ele agarrou a bola com as mãos e atravessou o campo em direção ao gol adversário e seus colegas irritados tentaram impedir seu avanço de todas as maneiras possíveis. Essa é a versão mais aceita para a origem do esporte, tanto que a Copa do Mundo de Rugby leva o nome do estudante em sua homenagem “The Webb Ellis Cup.”
Apesar da falta de entendimento as principais instituições do rugby resolveram manter essa historia como a do surgimento do esporte. Até os dias de hoje o túmulo de William que se encontra na França é um símbolo para todos os amantes do rugby.
O rugby só foi realmente reconhecido como esporte em 1863 e em 1871 foi fundada a Rugby Union em Londres e da Inglaterra se espalhou pelo o mundo. No País de Gales, onde o rugby tem raízes profundas principalmente na população humilde, encontrou terreno propício para o seu desenvolvimento auxiliado pelo espírito do povo. Depois foi levado para a Escócia, Irlanda, continente europeu (notadamente para a França) e navegou rumo às colônias do Império Britânico: Austrália,