Jogos de cartas
Há indícios de que as cartas de baralho surgiram na China, por volta do século X a.C. O baralho criado antigamente, foi recebendo alterações até chegar ao popular baralho que conhecemos e, ainda hoje, existem variações diversas.
É difícil mensurar a quantidade de jogos de baralho que existem no mundo, mas existe uma coleção de livros, "Os Melhores Jogos do Mundo", que tem um volume destinado a falar sobre os jogos de carta, e apresenta 128 opções de jogos. Além dessa quantidade imensa de jogos, as regras de cada um deles variam de região para região pois, ao serem disseminadas, foram adaptadas pelos jogadores.
O baralho atrai por ser um único instrumento de distração que pode ser usado de várias maneiras distintas, ou seja, é possível distrair-se com vários jogos distintos, utilizando-se da mesma ferramenta. Tipos de jogos de cartas
Os jogos de cartas podem ser jogados por 1 pessoa como o jogo “paciência”, ou mais pessoas como a maioria dos jogos de cartas. Alguns jogos mais conhecidos são: freceel, poker, copas etc... O baralho de cartas é a ferramenta usada para jogar esses jogos, esse baralho possui naipes que são: espadas ♠, paus ♣, copas ♥, ouros ♦. No baralho cada carta tem seu simbolo, por exemplo:
• O Ás é na maiorias dos jogos de baralho, a carta de maior valor, ele é representado por ( A ).
• O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás, ele é represetado por ( K ).
• A Dama,na maioria dos jogos de baralho, seu valor está entre o rei e o valete, ele é representado por ( Q ).
• O Valete é uma carta de baralho que geramente seu valor é 11, ele é representado por ( J ).
• O Curinga, joker ou melé, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos.