Extração de argila e a industria da cerâmica vermelha
1.1Sintetizando o conteúdo:
A argila é formada pela alteração de rochas, como por exemplo as que possuem feldspato como componente. Pode se apresentar em diversas cores, dependendo da rocha mãe a qual foi originada e constitui uma família de minerais hidratados aluminosos e com grãos bem pequenos. Usualmente, apresenta-se estável sob as condições normais de temperatura e pressão.Esta é o principal componente da cerâmica vermelha, que representa todos os materiais de coloração vermelha utilizados na construção civil (telhas, tijolos, lajes, tubos cerâmicos, blocos...).
1.2Aspectos químicos (composição e origem)
A argila origina-se da desagregação de rocha de feldspato, por intemperismo químico( mais comumente pela água) ou físico (erosão), que fragmenta a rocha em partículas menores.As jazidas geralmente são formadas por processo de depósito aluvial, partículas menores são levadas pela corrente de água e se acumulam em um local denominado de depósito argilítico. A argila possui a fórmula Al2O3 · 2SiO2 · H2O, é interessante notar também que a argila pode virar uma rocha sedimentar, tendo em vista que se for desidratada (retirada do H2O) ela dará origem a rochas clásticas.
A argila também possui uma importância na área medicinal, terapêutica e estética.Sua pasta pode ser utilizada no tratamento de inchaços e inflamações, possuem elementos químicos que protegem a pele de infecções e absorvem toxinas.Estudiosos especulam que essas propriedades advém do fato das trocas energéticas decorrentes dos elétrons encontrados nos elementos químicos encontrados em grande escala na argila: cálcio, sódio, manganês, zinco, magnésio.
1.3Extração e os problemas ambientais
A extração de argila se da de forma análoga a outros minérios: são levadas diversas máquinas e pessoas para escavar uma região onde previamente foi feito um estudo para verificar a quantidade de argila