Estudo de Caso Ciência dos Materiais
Ciências dos Materiais
Estudo de caso
André Cabussú
Tiago Borges
Lucas Evangelista de Brito
Marcelo Mira Moreira
Salvador
2014
André Cabussú
Tiago Borges
Lucas Evangelista de Brito
Marcelo Mira Moreira
Estudo de caso
Relatório apresentado à professora Sueila para compor um estudo de caso da disciplina Ciências dos Materiais, semestre 2014.1.
Salvador
2014
Sumário
Desenvolvimento
04
Bibliografia
06
Ciência dos Materiais
Grupo: André Vieira Lucas Evangelista Marcelo Moreira Tiago Borges
Exercícios Integrados
1. Alguns pistões para motores de automóveis podem ser produzidos a partir de um compósito contendo partículas duras e pequenas de carbeto de silício em matrizes de liga de alumínio. Explique vantagens que os dois materiais do compósito podem proporcionar à peça acabada. Que problemas podem ocorrer durante a produção da peça, em razão das diferentes propriedades dos dois materiais?
R: Tem-se como vantagens do uso do Carbeto de Silício a sua alta dureza, leveza, pureza, alta condutibilidade térmica e baixo coeficiente de expansão térmica. Pode-se dizer também que o mesmo possui resistência à compressão 10 vezes superior à sua resistência à tração. O fato de ser extremamente duro combinada com sua alta pureza e microestrutura fina faz com que o mesmo seja altamente resistente à corrosão. Já em relação às Ligas de Alumínio, tem-se como vantagens a sua elevada plasticidade, condutividade térmica, resistência à corrosão e a sua baixa densidade. Pode-se citar como principal função das Ligas de Alumínio o aumento da resistência mecânica sem prejudicar as outras propriedades. No exemplo acima, a liga de Alumínio é usada para tratamento mecânico, passando por processos de laminação, extrusão, forjamento e estiramento.
Alguns dos problemas