Jogos de azar
Introdução: Os jogos de azar são jogos nos quais a possibilidade de ganhar ou perder não dependem da habilidade do jogador, mas sim exclusivamente da sorteou do azar do apostador. A essência do jogo de azar é a tomada de decisão sob condições de risco. Assim, a maioria deles são jogos de apostas cujos prêmios estão determinados pela probabilidade estatística de acerto e a combinação escolhida. Quanto menor é a probabilidade de se obter a combinação correta, maior é o prêmio.
Por outro lado, numerosos jogos combinam o simples azar com a destreza dos jogadores. Principalmente é útil a habilidade do jogador em estimar as possibilidades decorrentes de uma ou mais ações, sempre em relação ao azar; além disso, o jogador deve ser capaz de reduzir a probabilidade de resultados desfavoráveis e aumentar a probabilidade de favoráveis através de suas ações. Ganhar ou perder neste tipo de jogo depende muito da habilidade dos jogadores, mas o componente imprevisível do azar pode arrebatar a vitória, mesmo do jogador mais experiente e qualificado.
História:
Os dados mais antigos que se conhece, em forma de pirâmide, foram descobertos em 1920 por Sir Leonard Wolley ao pesquisar em túmulos reais da civilização de Ur De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutancâmon dados em formatos de hastes com as faces numeradas de 1 a 4. Os sumérios e assírios usavam uma forma antiga de dado de seis faces, feito de osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou talus, e que o moldavam para que eles pudessem cair em quatro posições diferentes.
Os Jogos de dados tiveram origem na época romana (sendo uma das causas que levaram à sua queda), embora não se conheçam as regras com que jogavam. Um destes jogos, denominado "hazard", palavra que em inglês e francês significa risco ou perigo, foi introduzido na Europa com a Terceira Cruzada. As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que significa