Jogos cooperativos para a socialização nas aulas de Educação Física.
INTRODUÇÃO
Esse ensaio tem como objetivo mostrar a importância para o professor de Educação Física trabalhar os jogos cooperativos nas suas aulas, para a socialização das crianças do ensino infantil.
Visto que vivemos numa sociedade cada dia mais ligada aos aparelhos tecnológicos, onde as crianças não tem muito espaço para brincar ao ar livre com as outras, passando a maioria do tempo interagindo com jogos eletrônicos, cria-se assim uma dificuldade para os relacionamentos interpessoais e interação social das mesmas.
Esse estudo pretende investigar o poder dos jogos cooperativos nesse processo de desenvolvimento psicomotor das crianças do ensino infantil, podendo ser de ajuda para os professores de Educação Física que atua nessa faze da criança, pois prega o princípio da participação de todos os alunos
Esse texto foi elaborado de acordo com os textos disponíveis na plataforma, durante toda minha experiência acadêmica no curso de Licenciatura em Educação Física da UnB/UAB de Piritiba.
Desenvolvimento:
Os jogos cooperativos têm como objetivo promover a socialização e cooperação entre os estudantes. Para o desenvolvimento integral dos alunos é necessário que o educador utilize as mais diversas ferramentas, entre as quais podemos citar os jogos e brincadeiras, que por sua vez são momentos únicos, nos quais a criança tem a oportunidade de se expressar com o meio que a cerca. (Lavorski (2008)
Durante os jogos cooperativos a criança além de se divertir desenvolve sua criatividade, socialização,coordenação motora, raciocínio, domínios cognitivos, sócioafetivos e psicomotores. É na infância que a criança passa pelas mais importantes fases do seu desenvolvimento, na qual uma dessas fases ocorre na primeira infância, em que a atividade motora e cognitiva são coorelacionadas. Sendo assim, os jogos cooperativos certamente contribuem no desenvolvimento das crianças, pois a mesma se desenvolve