JOGOS COMPLEMENTARES
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
GABRIEL LOURENÇO VIANA
JOGOS COOPERATIVOS
MATINHOS/PR
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINIÇÃO DE JOGOS COOPERATIVOS 4
2.1.1 Contribuições dos Jogos Cooperativos 5
2.2 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS PODEM SER APLICADOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA 6
2.2.2 Como são classificados os Jogos Cooperativos 7
3 CONCLUSÃO 8
4 BIBLIOGRAFIA 9
1 INTRODUÇÃO
Os jogos cooperativos surgiram em 1971, no Canadá, através da constante valorização do individualismo e da própria competição, onde não se havia mais a ideia de cooperativismo entre as equipes e o olhar humanizado para os competidores tornou-se excluso nas práticas escolares.
O tema do presente estudo é como os jogos cooperativos podem ser incluídos em sala de aula, com o intuito de promover a socialização e a integração entre os indivíduos, uma vez que a visão dos jogos atuais se tornou competitiva, com o individualismo exacerbado, onde as pessoas não se colocam mais no lugar do outro. E as atividades propostas em aula se tornaram divididas em grupos, onde os mais hábeis em tal situação demonstravam espirito de liderança, promovendo a exclusão dos menos habilidosos. Esses jogos surgiram com a ideia principal de “jogar com o outro” e não “jogar contra o outro”. Pois nessas atividades, geralmente não existem perdedores, todos saem ganhando superando um desafio em comum.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÃO DE JOGOS COOPERATIVOS
Jogos cooperativos, são atividades que têm como objetivo principal promover a união e a integração entre as pessoas e desmistificar a ideia de rivalidade entre os indivíduos, a fim de considerar o outro como um parceiro de equipe, não mais um temível rival. Bem como reforçar a confiança em si mesmo e nos outros de sua equipe, demonstrar a liberdade de expressão e alegria então vivenciada, tornando esse tipo de jogo muito mais atrativo e despojado,