Jogam
Utilização do Arduino no Ensino de Ciências
Tendo em vista a presença e a importância cada vez maiores da Tecnologia e Informação no nosso cotidiano, muitas pesquisas em ensino de ciências têm sido feitas com o objetivo de incorporá-las a metodologias didáticas e tornar o ambiente escolar mais contextualizado e atrativo ao aluno. Uma opção que tem se revelado de grande potencial para esta finalidade é a plataforma Arduíno.
Ela é uma plataforma de hardware livre com microcontrolador de código aberto e linguagem padrão baseada em C/C++, permitindo seu uso como gerenciador automatizado de dispositivos de aquisição de dados como temperatura, luz, distância, etc.
Com o objetivo de estimular um grupo de pesquisa com alunos e professores do Instituto Federal Campus São Paulo para o estudo do Arduíno e sua aplicação no Ensino de Ciências, professores propuseram uma oficina e uma exposição de projetos de alunos da Licenciatura em Física e do Ensino Médio do Campus São Paulo e de escolas estaduais da cidade de Campo Limpo Paulista. Na oficina os participantes foram orientados a montar projetos simples envolvendo controle da luz de um LED e o uso de um sensor de temperatura, projeto já aplicado na disciplina de Termodinâmica do curso de Licenciatura em Física.
Enfim, o Arduíno possibilita a criação de diversos projetos. Devido a existência dessa vasta área ela se torna cada vez mais utilizada seja pra projetos ou prototipagens. Nesse caso foi utilizado para o estudo da Termodinâmica promovida por professores e desfrutadas pelos os alunos. Ficou evidente o entusiasmo dos alunos durante o período de aprendizagem tornando o estudo de física divertido e intrigante.
Referênica: