Jocimar Daolio
“... Entendem o corpo como matéria-prima sobre o qual vão impor seus objetivos e seus métodos de ensino” (2011, p.75).
“... Tomando-o como um dado da natureza, devem, portanto, trabalhar sobre esse corpo para conduzi-lo à ordem social” (2011, p.75).
“É interessante observar como os professores desconsideram o repertorio cultural que as crianças possuem antes de entrar na escola, como se a Educação Física escolar fosse o único recurso de educação corporal para os alunos (..) É como se os movimentos enfatizados nas aulas de Educação Física fossem corretos, e que devessem substituir todos os outros que a criança aprendeu ao longo de sua experiência de vida ” (2011, p.77).
“Eu Acho que o nosso corpo é um conjunto harmônico de coisas, de peças. Então, juntaria um braço, uma perna, peças e formaria um conjunto harmonioso possível, onde tudo se encaixa, tudo funciona bem – Professor entrevistado” (2011, p. 78).
“É como eu falo pra eles: “você não tem nada pra fazer, em vez de ficar em casa assistindo televisão, esta sozinho, vai fazer uma parada de mãos na parede, vai fazer estrela, vai correr, não fica parado em casa perdendo tempo da tua vida vendo o tempo passar” – Professor entrevistado” (2011, p.79).
“Eu não desprezo ainda um pouco daquela aula tradicional. Eles me acham muito brava. – Professor entrevistado” (2011, p.81).
“Eu acho que professora é dom. não adianta você querer se formar professora. Você nasce com aquele dom – Professore entrevistado” (2011, p.82).
“Eu acho que minhas aulas ainda são meio quadradinhas. Eu estou tentando mudar – Professor entrevistado” (2011, p.83).