Job Spr Racas
A criação de caprinos exige cuidados especiais, a começar pela escolha da raça de animais com melhores condições de adaptação à região, tornando-se assim mais produtivos (Embrapa, 2007).
Os caprinos domésticos são ruminantes rústicos pertencem ao género capra e as suas raças são classificadas segundo a origem, tamanho do corpo, forma e comprimento das orelhas, função (carne, leite, fibra e pele) e altura (Santana et al 2003).
O efectivo dos caprinos em Moçambique é de 3.907.483 cabeças, sendo o segundo efectivo pecuário mais produzido depois das Galinhas (DINAP, 2009-2010). Cerca de 90% da produção de caprinos no País é praticada por produtores do sector familiar (Rodrigues, 2012) Em Moçambique, os caprinos são explorados em sistema de criação extensivo com a aplicação de tecnologias arcaicas.
OBJECTIVOS
Geral
Fazer a revisão bibliográfica das principais raças caprinas de corte.
Especifícos
Citar as raças e a origem
Descrever as características específicas (morfológicas e produtivas) das raças de caprinos de corte
PRINCIPAIS RAÇAS DE CAPRINOS DE CORTE Landim
Pafuri
Boer
Savana
Anglo-Nubiano
Moxotó
RAÇA LANDIM
Origem: Moçambicana, e encontra-se espalhado por todo o moçambique (Nacodoa, 2013)
Caracteristicas
Pelos: são curto e finos de coloração variada, os machos têm uma crina forte/espessa e curta estendendo-se abaixo da linha traseira, todos os machos e 12% das fêmeas têm barba.
Cabeça: apresentam orelhas curtas, côncava (fêmeas) e ligeiramente convexa (machos), os cornos são mais pesados nos machos em relação as fêmeas e crescem para trás em ambos sexos.
Propósito: produção de carne.
Adaptabilidade: rústica.
Prolificidade: pode chegar a ter quadrigémeos e tem boa fecundidade.
Poso: o peso médio nas fêmeas é 20kg e nos machos é de 25kg (Nacodoa, 2013).
fig. caprino da raça landim baixado no dia 20.02.2015 pelas 14:23h.https://pt.scribd.com/doc/130315622/Caprinos-de-Tete#scribd
RAÇA PAFURI
Origem: