Joao
Conforme autora Karla Sampaio, comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Devido à interdependência dos setores é necessário ter uma visão sistêmica das operações da empresa. Entender as funções e a importância de cada processo, direcionar a equipe em busca do mesmo objetivo. É como nosso organismo, por exemplo: para ele funcionar depende de todos os órgãos, se um deles não funcionar bem vai debilitar sua saúde prejudicando a tarefa dos outros órgãos.
As mudanças presentes no ambiente acontecem o tempo todo, e as empresas devem estar preparadas para se adaptar a elas. Em se tratando de mudanças organizacionais é necessário que tenha planejamento para estudo de metas e processo de acordo com a capacidade de recursos financeiros, estruturais e humanos. Muitas vezes a principal barreira de mudanças dentro da organização são as pessoas. Essa reação é resultado da forma que é aplicada a mudança aos colaboradores, seja por falta de informação e a comunicação ineficiente.
Mas para que tudo isso aconteça é necessário às organizações invistam em seus colaboradores dando á eles oportunidades de palestras voltadas ao (CO), treinamentos e desenvolvimentos ampliando a visão sistêmica de cada, motivando-os a se empenharem se comprometerem cada vez mais com a empresa, aceitar as mudanças necessárias ou não do cotidiano, e até mesmo conciliar a vida pessoal e profissional. Com isso as empresas terão o retorno necessário, consequentemente terão um ambiente saudável e motivador para trabalhar.
Princípios, de autoria de Karla Sampaio. Disponível em <