Ceia na igreja
NA IGREJA BATISTA
Professor: Elias Wolf
Curso: CTCH - Bacharelado em Teologia – Turma Especial
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
|Aluno: |Abel Domingues Souza – Nº: 10189246965-5 |
A CEIA DO SENHOR NA IGREJA BATISTA
Data: 10/04/2013
“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” (1Co 11.26).
A Ceia é uma ordenança dada pelo Senhor Jesus Cristo cuja validade dura até seu retorno para os seus, nós da Igreja Batista, cremos que a Ceia do Senhor é um "memorial" e que, de modo algum, corpo e sangue de Cristo estão presentes nos elementos da ceia, nem tampouco que esse seja um momento revestido de qualquer misticismo. Os elementos são pão e vinho somente, é um memorial realizado pelos participantes e simboliza Cristo e sua morte, não seu corpo literal.
Na Ceia, Jesus escolheu dois elementos simples e comuns da época para servir de símbolo do Seu corpo e do Seu sangue ofertados em sacrifício,(1Co 11.25,26). Pão: É um dos alimentos mais simples para saciar a fome e a maioria das culturas do mundo emprega o pão como alimento diário. Daí o ensino de Jesus: “Eu sou o pão da vida...” (Jo 6.35). Jesus é o alimento espiritual, nutritivo e fortalecedor, necessário para o dia-a-dia (Mt 26.26). Vinho: é o suco de uvas fermentado e na antiguidade, ele era de uso comum, acompanhante do pão, representando sustento para o físico (1Tm 5.23).
O vinho ilustra o sangue de Jesus vertido na cruz do Calvário como expiação pelos seus pecados (Mt 26.27-29; 1Co 11.25-26), porque a uva precisa ser moída para que ele seja extraído. A uva está para o corpo de Jesus assim como o vinho está para o Seu sangue. Ele é a videira verdadeira: “Eu sou a videira verdadeira...” (Jo 15.1), Jesus é Quem dá força e sabor à vida (Jo 6.57); é remédio para a alma ( Lc 10.34 e Mt 11.28); é regozijo para o coração (Sl