Jit x mrp
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA
“Just in Time x Material
Requirement Planning”
Ricardo Mercadante Drews
LONDRINA – PR
Novembro 2006
MRP – Material Requeriments Planning
O sistema MRP é uma evolução do sistema mais antigo de produção conhecido, que surgiu na era do fordismo, baseado apenas nas tarefas da fabrica, maquinas e produção de escala. Por ter surgido mais cedo, este sistema é considerado o sistema de produção tradicional, largamente adotado em fabricas americanas. Visa principalmente a conquista de mercado através de baixos custos de produção. É considerado um sistema de produção “empurrado”, pois funciona da seguinte maneira: é feita uma previsão de vendas, através desta previsão é comprado, através de lotes econômicos, toda a matéria prima necessária para a produção, a produção é iniciada e o produto final começa a ser estocado, e será vendido de acordo com as necessidades de mercado. Isso gera um fluxo linear e homogêneo de produção, as maquina e operários trabalham de forma constante a fim de atingir a meta estabelecida para o período.
Para que este sistema puxado funcione, devem ser observados alguns fatores e satisfeitas algumas condições, entre elas a garantia de que as matérias primas e produtos finais serão sempre encomendados e produzidos por lotes econômicos, pois o principal objetivo é reduzir custo. Em um segundo plano, deve-se estar atento para que o uso dos meios de produção tenham seu uso otimizados ao máximo, o que pode ser conseguido através de diminuição do numero de setup das maquinas.
O MRP surgiu então como um sistema para otimizar este sistema tradicional de produção. Através do uso de técnicas computacionais, um sistema MRP fará uma programação sobre o que deve ser produzido, como deve ser produzido e como será produzido. Mas antes de implantar um sistema MRP a empresa deverá primeiro estar ciente que serão necessários dados precisos sobre a sua produção, lead