Jigoro Kano
Alunos do grupo:
Nome dos alunos: Joyci Garcez da Silva e Manoela Trindade
Turma: 33
Data: 29/04/2014
Jigoro Kano e a criação do Judô Jigoro Kano nasceu em 28 de outubro de 1860 (muitas controvérsias em função desta data) em Mikage, no distrito de Hyogo – Japão.
De saúde delicada, aos 16 anos, o jovem Jigoro Kano media apenas 1,50 metro, pesando apenas uns escassos 48 quilos, decidiu então fortificar seu corpo, praticando a ginástica, o remo e o basebol. Ferido na sua qualidade de filho de um samurai decidiu estudar o ju-jitsu. O seu primeiro professor foi Hachinosuke Fukuda, da Escola Tenjin-Shinyo-Ryu (1877). Sob a direção deste mestre, Kano iniciou-se nos mistérios do ju-jitsu da Escola “Coração de Salgueiro”. Em 1879, com a idade de 82 anos, Fukuda morre e Kano herdou os seus arquivos. Tornou-se seguidamente aluno do Mestre Iso, um sexagenário que possuía segredos de uma escola derivando igualmente de Tenjin-Shingo. Jigoro Kano treina-se, enquanto prossegue seus estudos e torna-se em breve vice-presidente da escola. Infelizmente, Iso morreu muito cedo e o nosso jovem encontra-se novamente sem mestre. Devorou todos os livros e documentos, mais um bom professor era-lhe indispensável. Foi então que encontrou mestre Iikugo, que lhe ensinou a técnica da escola Kito na qual aprendeu o combate com armadura.
Vivendo nas dependências do templo, dedicou-se pacientemente a elaborar um novo método, um sistema de educação física e formação de caráter, baseado no ju-jitsu. Kano fez a síntese das melhores técnicas, escolheu os golpes mais eficazes e os mais racionais; eliminou as práticas perigosas e incompatíveis com o fim elevado que visava. Aperfeiçoou a maneira de cair e inventou o principio das quedas de amortecimento. Criou uma vestimenta especial de treino (judogui), pois o