APRESENTA O DO FINAL
ORGANIZACIONAL
D.O
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir de 1962, decorrente das ideias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem.
As origens do D.O. podem ser atribuídas à difícil aplicabilidade das teorias administrativas, ao aprofundamento dos estudos sobre a motivação humana e a sua interferência na dinâmica das organizações, à conscientização sobre as mudanças e à fusão de duas tendências no estudo da organização : o estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações. D.O
Foi criada para facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações, por um grupo de profissionais executivos em grandes organizações atuando no campo da consultoria organizacional e ensino em universidades americanas.
Se Deu a partir das profundas modificações no ambiente mundial e mais especialmente no contexto norte americano.
Com novas tecnologias explodindo em diversas áreas do conhecimento; Problemas sérios de desemprego;
Movimentos estudantis acirrados;
A Guerra do Vietnã em andamento;
Conflitos sociais e raciais crescente.
D.O
As organizações enfrentavam naquele momento uma série de mudanças no ambiente organizacional, no tamanho e na complexidade, uma evolução muito rápida das tecnologias, exigindo maior integração das atividades e das mudanças no comportamento humano. Cada vez abandonando a visão do homo economicus da Escola Científica de Taylor.
O conceito de Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa à mudança
D.O. – A Organização e as mudanças
A palavra-chave no DO é mudança.
Conceito de mudança:
• É a passagem de uma situação para outra diferente.
• Mudança implica ruptura, transformação, perturbação e interrupção.
Processo de mudança:
•
A cultura organizacional é um dos aspectos fundamentais no processo de mudança, pois a cultura
da