jhjh
A partir do século XIX com o imperialismo ,uma nova política surge ,deixando de ser uma política de isolamento, passando a ser uma política de expansão territorial econômica e cultural de uma nação sobre a outra. França Inglaterra Alemanha Itália, e Estados Unidos as grandes potencias industriais da Europa e da América exerceram atitudes imperialistas com o interesse de formar grandes impérios econômicos e exercer influencia em outros continentes.
2. Desenvolvimento
2.1 O que é imperialismo?
Imperialismo é uma política de expansão territorial econômica e cultural exercida sobre uma nação. 2.2Causas:
Com o forte crescimento da indústria invenção de novas técnicas de pesquisa, as grandes potencias industriais passaram então a invadir a África Ásia e Oceania com a desculpa da divulgação cientifica, mas o que esses países realmente queriam era o reconhecimento industrial e a dominação territorial destes continentes.
2.3 Imperialismo na África:
Durante a metade do século XIX a exploração do território africano estava limitada somente aos holandeses com a descoberta de diamantes no território a burguesia européia na busca de lucros passou a financiar a exploração de minas e com isso os países europeus começaram a disputa pelos territórios desrespeitando os povos colonizados, chegando a te a dividir a África em mais de 50 estados cujas fronteiras foram demarcadas sem dar a menor importância aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própria divisão política.
Grã Bretanha, França, Portugal e Bélgica controlavam a maior parte do território africano, a Alemanha também possuía lá, muitas terras, mas, as perderam depois da I Guerra Mundial, os colonizadores tinham interesse apenas na exploração do território por isso não faziam muitos esforços para desenvolver suas colônias.
3. Imperialismo na Ásia e Oceania
Durante a metade do século XVIII os ingleses passaram a conquistar a índia com a criação da Companhia das Índias Orientais