Jesuítas
Introdução
Companhia de Jesus - Jesuítas
Historia
Organização
Obra Inicial
Expansão
Na américa do Sul
Atuação no Brasil
A supressão da Companhia
Restauração
Os Jesuítas hoje em dia
Holocausto e Jesuítas
Jesuítas Célebres
Outras considerações
Cardeais Jesuítas
Bispos Jesuítas
Anexos
Conclusão
Bibliografia
Introdução
No âmbito da disciplina de Português leccionada pela professora Ana Macedo, foi proposto um trabalho no qual competia fazer uma breve pesquisa acerca de inúmeros temas. O que está explicito neste trabalho tem como tema – Companhia de Jesus (Jesuítas), na qual contendia falar de modo geral sobre a sua História, a sua Organização, a sua Obra Inicial, a sua Expansão pelo Mundo. Bem como exemplificar alguns símbolos no qual estes utilizavam. Pretendesse então demonstrar um pouco de uma das grandes organizações.
Companhia de Jesus – Jesuítas
A Companhia de Jesus (em latim: Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma congregação religiosa fundada em1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A Congregação foi reconhecida por bula papal em 1540. É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário e educacional.
História
Inácio de Loyola, de origem nobre, foi ferido em combate na defesa da fortaleza de Pamplona contra os franceses em 1521. Durante o período de convalescença dedicou-se à leitura do "Flos Sanctorum", após o que decidiu-se a desprezar os bens terrenos em busca dos sobrenaturais. No santuário de Monserratfez a sua 'vigília d'armas' e submeteu-se a uma confissão geral. Abandonou a indumentária fidalga substituindo-a pela dos mendicantes. Retirando-se para a gruta de Manresa ali entregou-se a rigorosas penitências e escreveu a sua principal obra o Livro de Exercícios Espirituais, admirável sobretudo por não ter ainda o autor conhecimentos teológicos